sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Entradinha para Natal e Final de Ano - Verrine de Carne



Chic o nome né? Quando experimentei essa receita na casa da minha Dinda Vera, achei que estava comendo uma terrine de carne.

Esses dias perguntei a ela como fazia e o nome da carne, ela me passou os ingredientes e me disse que não sabia o nome que havia pego a receita com nossa amiga Silze.

Como queria muito passar para vocês essa receita fui pesquisar para ver se achava e não achei nada a respeitar, mas descobri que na verdade não se trata de uma terrine, pois, terrines são feitas em formato de um bolo inglês.

Já a verrine, são servidas em copinhos, "verre" em lingua francesa significa copo e verrine nada mais é que copinho de vidro, sei que minha receita não será servida individualmente e nem em copinho de vidro, que o certo seria chamar de Verre de carne mas acho bem mais bonito verrine

Bom, mas não importa o nome, a verdade é que a receita é muito boa como entradinhas para servir com pães e torradinhas, vale a pena fazer.


Ingredientes


300 g de lagarto
100 g de azeitona verde
100 g de azeitona preta
100 g de champignhon
salsinha
1/2 cebola picada
2 dentes de alho triturado
1 colher de extrato tomate
1 pitada de colorau
1 pitada de pimenta do reino
sal a gosto
1 xícara (chá) suco de laranja
azeite
orégano




Preparo


Corte o lagarto em cubos e tempere com a cebola, alho, sal, pimenta e o colorau;

Deixe marinando por umas 4 horas;

Coloque na pressão a carne junto com o extrato de tomate e o suco de laranja;

Cozinhe até que a carne fique bem macia, cerca de 30 minutos na pressão;

Deixe esfriar e coloque a carne no processador para picar;




Corte bem pequenino as azeitonas, o champignon e a salsinha;

Em um taça de vidro comece a montagem em camadas;

Coloque primeiro a carne, depois a azeitona verde,  o champignon, a azeitona preta, carne a salsinha e o orégano;

Regue com bastante azeite e sirva.

Humm!!! Dá agua na boca só de escrever.




2 comentários: